top of page

O que são transtornos depressivos?




De acordo com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e a OMS (Organização Mundial da Saúde), é estimado que mais de 300 milhões de pessoas de diversas idades e contextos sociais, sofram de algum transtorno depressivo.

Os transtornos depressivos não possuem cura, apesar de muitos tratamentos validados e estratégias de auxílio às pessoas com esse transtorno, não há cura.

Eles também são facilmente confundidos com mudanças de humor ocorrente de eventos do cotidiano, por isso é tão importante um diagnóstico profissional.


Quer dizer que se eu só me sinto triste de vez em quando, não posso ir ao psicólogo e nem significa que eu tenho depressão?

NÃÃÃÃÃOOOO

Você pode procurar um psicólogo em qualquer momento que sentir necessidade. E é o profissional que irá avaliar se existe ou não a possibilidade de você ter algum transtorno psicológico.


Existem diferentes tipos de transtornos depressivos como, Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor, Transtorno Depressivo Maior, Transtorno Depressivo Persistente (Distimia), entre outros.

Os principais sintomas são:

Humor deprimido na maior parte do dia, apetite diminuído ou acentuado, insônia ou hipersônia, baixa energia e fadiga, dificuldade em se concentrar, pensamentos intrusivos, diminuição de interesse ou prazer por atividades.

Os transtornos depressivos podem se apresentar em diversos graus, leve, moderado e grave, levando em consideração seus sintomas e prevalência.


Existem diversos critérios de avaliação para um diagnóstico de transtorno depressivo, é nesse momento que se faz importante a procura por um profissional qualificado, pois o mesmo saberá identificar o grau de cada quadro e propor a melhor forma de redução de sintomas.


 
 
 

Comments


bottom of page