top of page

Distorções cognitivas todos temos, mas o que é isso?



Dentro da terapia cognitiva encontramos alguns termos e definições para compreender melhor cada indivíduo, dentre esses termos, existe a distorção cognitiva. Todos nós possuímos algumas distorções cognitivas, afinal é muito comum interpretarmos algumas situações que vivenciamos de uma forma equivocada e não condizente com a realidade dos fatos.


Quando fazemos essa interpretação, damos entrada para pensamentos disfuncionais sobre as situações e/ou sobre nós mesmos. Por exemplo, uma vez você não foi bem como imaginava em uma prova, logo, na próxima prova, mesmo que você tenha estudado, você acredita que também não irá bem, pois seu pensamento te traz “você já foi mal naquela prova anterior, então você irá mal novamente em todas as próximas provas”, essa é uma distorção cognitiva, afinal seu pensamento gera uma ideia distorcida de algo que possa acontecer a partir da experiencia ruim que você teve anteriormente, porém, se você analisar a realidade dos fatos, isso pode não ser totalmente verdadeiro. Afinal, será que não houve outras razões além do estudo que te levaram ir mal na prova? Quais as evidencias que você possui para determinar que você sempre irá mal em todas as próximas provas?


Alguns exemplos de distorções cognitivas que temos são: catastrofização, raciocínio emocional, polarização, abstração seletiva, adivinhação, leitura mental, rotulação, desqualificação do positivo, minimização ou maximização, personalização, hipergeneralização, vitimização, questionalização, entre outros.


 
 
 

Comments


bottom of page